quinta-feira, 1 de maio de 2008

Conselheiro do INOVAGRI faz estudo da drenagem do estádio Castelão


Foto da 1ª Reunião do Conselho Consultivo do INOVAGRI com as presenças (da esq. para a direita) Prof. Raimundo Nonato Costa, Prof. José Antônio Frizzone, Prof. Francisco de Souza, Prof. Sílvio Carlos Lima e o mestrando em Irrigação da UFC Marcos Mesquita.



O Prof. Dr. Raimundo Nonato Távora Costa, do Curso de Agronomia da UFC e do Curso de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFC é Mestre pela UFC e doutor pela ESALQ/USP. Juntamente com o Prof. Francisco de Souza (UFC) e o Prof. José Antônio Frizzone (ESALQ/USP) formam o quadro de membros titulares do Conselho Consultivo do INOVAGRI, órgão que dá as diretrizes que a Instituição deve seguir.

Publicou diversos artigos em periódicos e congressos, além de ter orientado muitos alunos do mestrado em irrigação e drenagem da UFC. Já realizou estudos para o DNOCS sobre gestão do uso da água em perímetros irrigados, mas sua especialidade é Drenagem Agrícola, tendo realizados diversos trabalhos nesta área.

Recentemente foi chamado para resolver o problema de drenagem do Castelão, um dos maiores estádios de futebol do Brasil e que fica em Fortaleza-CE. Devido as fortes chuvas que caíram em Fortaleza, o problema de drenagem foi identificado e o Estado do Ceará recorreu a um dos melhores profisisonais do país no assunto.

O Prof. Nonato, apresentou o relatório nesta semana e detectou vários problemas no solo do Castelão, os quais para serem resolvidos necessitarão de 8 a 10 meses de interdição. Ele fez uma contextualização sobre o tema, antes de emitir o seu diagnóstico sobre o gramado.

Primeiramente fez comentários sobre subsistemas de drenagem, que são: drenagem superficial; drenagem subterrânea; drenagem natural do solo. A drenagem superficial é retirar o excesso de água da superfície. Neste item, o declive das laterais do campo, em 0,2% limitam o escoamento superficial da água. Para o lado das traves, o declive é de 0,4% que é o mínimo exigido.

A drenagem subterrânea encontrou desequilíbrio entre o espaçamento dos drenos e diferença no diâmetro. A cada 11 metros há um dreno, com duas extremidades, de 150 e 200 milímetros, quando o melhor para o escoamento da água seria o espaçamento de apenas 5 metros e a espessura de 65mm.

Todo o material colocado na reforma de 2002 na drenagem do estádio foi considerado de boa qualidade, mas não se levou em conta a drenagem natural do solo, segundo o laudo. Encontrou-se uma argila quase impermeável debaixo do solo, que impede a água de escoar. E os drenos estão abaixo da argila, praticamente impedindo a passagem da água. ( Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Obs: Informação posteriormente enviada ao Blog pelo Prof. Nonato:

Participaram deste trabalho também os seguintes profissionais:

- Almiro Tavares Medeiros – Dr. Irrigação e Drenagem

- Danielle Ferreira de Araújo – Ms. Irrigação e Drenagem

- Márcio Davy Silva Santos – Graduando em Agronomia, UFC.


Mais notícias sobre este assunto:

http://www.esporte.ce.gov.br/noticias/castelao1.html

Um comentário:

Anônimo disse...

O trabalho realizado pelo prof Raimundo Nonato tavora foi de grande eficiencia e de suma importancia para nós cearenses. Deixo aqui, em nome de dos estudantes de irrigação e drengem, uma sincera gratidão por esse trabalho realizado. Parabenizo tambem o INOVAGRI, pelo seu crescimento continuo, e a coloboração no incentivo do uso racional de água.