terça-feira, 20 de maio de 2008

20 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA METROLOGIA






"Os abaixo assignados, afim de cooperarem efficazmente a bem da realização da idéa em questão, determinarão mediante a approvação dos seus respectivos governos, formar uma associação internacional, composta de membros escolhidos de todos os paizes civilisados, os quaes se comprometerão em seus paizes, por meio de commissões ahi creadas, a promover a adopção de um systema uniforme e decimal de pesos e medidas."

Com suas assinaturas neste termo de compromisso, os três membros da comissão enviada pelo Imperador Pedro II à Exposição Universal de Paris, de 1855, anteciparam, em 20 anos, a adesão do Brasil à Convenção do Metro que ocorreria em 20 de maio de 1875. Integravam a comissão o poeta Antonio Gonçalves Dias, o professor da Academia da Marinha, Giacomo Raja Gabaglia e o professor da Escola Politécnica Guilherme Capanema.

A convenção é o segundo mais antigo tratado intergovernamental, tendo preparado o terreno para o que é hoje um sucesso de 133 anos de realizações no estabelecimento de uma infra-estrutura global de medição exata e rastreável.

A Metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia.

Nesse sentido a Metrologia Científica e Industrial é uma ferramenta fundamental no crescimento e inovação tecnológica, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial em todo e qualquer país.

Já a Metrologia Legal é parte da metrologia relacionada às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição, que são desenvolvidas por organismos competentes. Tem como objetivo principal proteger o consumidor tratando das unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias.

Com a supervisão do Governo, o controle metrológico estabelece adequada transparência e confiança com base em ensaios imparciais. A exatidão dos instrumentos de medição garante a credibilidade nos campos econômico, saúde, segurança e meio ambiente.

No Brasil as atividades da Metrologia Legal são uma atribuição do INMETRO, que também colabora para a uniformidade da sua aplicação no mundo, pela sua ativa participação no Mercosul e na OIML - Organização Internacional de Metrologia Legal.

Nós que também fazemos o LEEI, primeiro laboratório acreditado pelo INMETRO a realizar ensaios em equipamentos de irrigação no Brasil, não poderíamos deixar de comemorar esse dia. Veja os dados da Acreditação do LEEI AQUI

Nenhum comentário: