sexta-feira, 16 de maio de 2008

O QUE HÁ DE NOVO NA IRRIGAÇÃO? MANEJO COM INFORMAÇÕES VIA TELEFONE CELULAR!




Nas imagens: Dr. John Hornbuckle e sua pesquisa na Austrália

O Manejo da irrigação é um aspecto importante para maximizar os rendimentos e melhorar e a eficiência da água, mas muitos irrigantes ainda não realizam uma metodologia confiável. Isto se deve a uma série de razões relacionadas ao custo, a facilidade na utilização de equipamentos, bem como aos aspectos sociais. No último censo realizado na Austrália, apenas 20% dos irrigantes haviam utilizado de alguma forma medidas de determinação da umidade do solo como dispositivo de monitoramento da irrigação e a maioria ainda não confiam em medidas quantitativas.

O Dr. John Hornbuckle, um dos palestrantes do II WINOTEC pretende apresentar uma pesquisa onde se leva em consideração que o manejo da irrigação utilizando a evapotranspiração de referência (a partir de estações meteorológicas), com coeficiente de cultura e que tem existido ao longo dos últimos 30 anos é cientificamente correto, mas tem sido difícil de aplicar na prática. Embora a estação meteorológica para as determinações da evapotranspiração de referência (ET0) são práticas e de fácil acesso na maioria das regiões irrigadas, o difícil tem sido transmitir a informação ao agricultor, bem como definir localmente o coeficiente das culturas (Kc). Geralmente os coeficientes são afetados pela gestão (irrigação, fertilizantes etc), tipo de solo e de diferenças de variedade e, muitas vezes, mostram variação mesmo dentro das culturas na mesma região causados por esses fatores. Isso se tem revelado uma grande limitação para a aplicação de um manejo prático da irrigação.

Os recentes avanços em sensoriamento remoto vêm tendo uma ampla contribuição para se determinar índices que facilitem o manejo da irrigação. Esses índices, especialmente o Normalised Difference Vegetation Index (NDVI) têm o potencial de ser utilizado para prestar informações de Kc a um local específico. É um método prático e que pode ser utilizado para se ganhar em escala.

Esta derivação do processo de determinação de Kc será descrito na apresentação do Dr. Hornbuckle, juntamente com uma descrição de um serviço de mensagens curtas (SMS) usados para fornecer essa informação através de uma simples mensagem de texto para o celular do irrigante todos os dias. Os resultados dos testes de campo deste sistema de manejo da irrigação com dados de determinação da ETc utilizando imagens via satélite e divulgação das informações por meio de SMS comercial em um plantio de Uva no Sudeste da Austrália serão apresentados no II Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação & o I Simpósio Brasileiro sobre o Uso Múltiplo da Água - II WINOTEC que será realizado no periodo de 10 a 13 Junho de 2008 no Oásis Atlântico Hotel & Resorts, em Fortaleza-CE.

Não deixem de conferir! Quem sabe poderemos aplicar esta metodologia no Brasil e assim contribuir para o uso racional da água na agricultura!

Atualização em 17/05/2008 às 07:00h. Fomos informados através do irriga-l que o IAC também realiza pesquisas com coleta de dados via telefonia celular. Seria muito interessante a presença do IAC no evento para um possível intercâmbio tencnológico. Atualizaremos em breve com maiores informações.

Nenhum comentário: