terça-feira, 14 de outubro de 2008

II Semana da Agronomia de Alta Floresta\MT

Para comemorar o dia do Agronomo os estudantes da UNEMAT de Alta Floresta-MT organizaram uma semana de atividades acadêmicas extra-curriculares.



O tema do evento, que aconteceu naquela instituição pela segunda vez, foi AGROENERGIA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O NORTE DE MATO GROSSO.




Na imagem o Prof. Dr. Tadeu M. Queiroz (UNEMAT - Barra do Bugres) na palestras :Pequenas Centrais Hidrelétricas: Situação e Perspectivas.

O tema escolhido e atual e necessário. Ver estudantes de agronomia interessados em energia é muito gratificante. Há algumas décadas no passado eventos que tratavam de energia no Brasil, possivilmente contavam com a participação apenas de Engenheiros Eletricistas. A realidade mudou. A moda agora sao as energias alternativas com destaque para aquelas que são renováveis. Neste contexto, a agronomia se insere completamente no processo como base para a produção de Alcool e Biodidiesel (os dois produtos mais importantes no momento), além de outros.

O evento de Alta Floresta pode ser destacado como um marco importante para o Mato Grosso, pois a economia do estado se sustenta e se fortalece cada dia mais no agronegócio. Agronomos formados com conhecimento e interesse em agroenergia serão os profissionais mais cobiçados no mercado brasileiro. Os estudantes das II Semana da Agronomia de Alta Floresta deram um passo muito importante antecipando ações da academia. Disciplinas com foco na produção de energia ou de materia prima para a industria Agroenergética serão inseridas em todas as grades curriculares muito em breve. Quem estudar o tema primeiro tera mais facildiade em fazer o dever de casa.

Finalizamos essa nota parabenizando a todos os agronomos do Brasil e do mundo, mas especialmente os que fizeram acontecer a semana de discussão de Agroenergia em Alta Floresta-MT. Tenho certeza que o exemplo deles sera copiado por outros tantos.

Nenhum comentário: