segunda-feira, 15 de setembro de 2008

VISITAS TÉCNICAS NA EUROPA VI (FINAL)

Concluindo nossa viagem pela Espanha e França saímos de Zaragoza em direção a Madrid, mais precisamente para o Centro Nacional de Tecnologia de Regadíos - CENTER, órgão do Ministério da Agricultura, onde possui o Laboratorio Centrela de Ensayos de Materiales y Equipos de Riegos.

Este laboratório foi fundado em 2004 e teve um investimento de aproximadamente 4 milhões de Euros. Acreditamos que seja o mais moderno do mundo nesta área e suas instalações impressionam pelo porte e pela tecnologia utilizada. Realiza ensaios em todos os tipos de equipamentos que possam vir a compor um sistema de irrigação e é certificado por diversas instituições na Espanha.

Atualmente pudemos verificar que este laboratório se detém a realizar diversas atividades com empresas e muitos ensaios em válvulas, bem como controladores para irrigação.

O CENTER é um centro de pesquisa e treinamento muito bem estruturado com uma área de 100 ha com diversos cultivos.

Devido a problemas nas duas máquinas fotográficas digitais que nos acompanhavam, não podemos obter fotos desta visita, mas exponho algumas de uma visita que tive a oportunidade de realizar em 2006. Veja um pouco deste laboratório e do CENTER, nas imagens abaixo.












Após 3.500km percorridos de carro nas estradas da Espanha e França, oito cidades visitadas, três laboratórios de irrigação visitados (Castilha-La Mancha, CENTER e CEMAGREF), duas áreas irrigadas, o Instituto de Agricultura Sostenible, o CEMAGREF, o CENTER e a visitação à Expo Zaragoza, acreditamos que ficaram: o aprendizado, os bons contatos para parcerias, as experiências a serem seguidas, além, é claro, das boas histórias para contar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caros amigos, depois desta experiência toda, só podemos parabenizá-los pela viagem e pela experiência acumulada. Silvio, prometo que no próximo convite, farei o impossível para aceitá-lo.
Abraços e sucesso a vocês todos!
Fernando Tangerino

Sílvio Carlos disse...

Prezado Tangerino.

Obrigado e realmente você fez falta na equipe!

Próximo ano articulamos com antecedência!

Abraços.

Sílvio.