quarta-feira, 10 de setembro de 2008

VISITAS TÉCNICAS NA EUROPA IV


Após Albacete, como já falado anteriormente, pegamos a Estrada no sentido de Montpellier, que estava a aproximadamente 880km de distância. Veja o roteiro abaixo:

Mas como ficaria muito tarde para chegar em Montpellier e estávamos cansados de dirigir, resolvemos dormir em Barcelona. Barcelona é uma cidade grande com seus 2 milhões de habitantes e com um trânsito muito intenso. Finalmente encontramos um pequeno hotel onde pudemos parar e jantar.

No outro dia bem cedo (4:00h) seguimos na estrada em direção a Aix-en-Provence (aproximadamente 490km de distância)com a intenção de dar uma passada antes por Montpellier, pois havíamos marcado no CEMAGREF para 11:00h.

Aproximando-se da França nota-se claramente a mudança da paisagem e, também, nos restaurantes e postos de combustíveis, o aumento do número de pessoas de nacionalidades diferentes. Como estávamos um pouco atrasados resolvemos não parar em Montpellier e seguir viagem.

Chegando em Aix, encontramos uma cidade bela e um turismo super intenso. A Cidade do pintor Paul Cezanne é muito visitada por turistas de várias partes do mundo. No Brasil, talvez não seja muito conhecida, mas nos Estados Unidos e na Europa como um todo, está pequena cidade é ponto certo de visitação de quem procura lugares refinados e culturais.

O CEMAGREF possui várias unidades de pesquisa na França e uma delas está intalada em Aix-en-Provence. Neste centro está instalado o Laboratoire d'essais et de recherche des matériels d'irrigation (LERMI). Coordenado por Bruno Molle, este laboratório foi iniciado em 1970 e juntamente com o LNI de Pisa-Itália, são os precursosres em ensaios de equipamentos de irrigação.

Comecei a ter contato com Bruno em 2002 após nossa busca por referências para construir o LEEI. Ele sempre foi muito receptivo e em 2006 pudemos visitar seu laboratório em Aix-en-Provence. Em 2007 pudemos trazê-lo ao Brasil para o I WINOTEC e este ano eu tinha acertado com ele uma visita, já que passaria o ano de 2008 em um país vizinho, a Espanha.

Atualmente, o CEMAGREF desenvolve pesquisas com obstrução de emissores e já possui muitos resultados avalinado fatores físicos, químicos e biológicos dos entupimentos. Outra pesquisa que está sendo desenvolvida é com canhões, bem como aspersores de grande porte para gramados. Também desenvolve, em parceiras com uma empresa Alemã, um novo tubo para águas residuárias, bem como ensaia bombas para ser utilizada com este tipo de fluido.

Bruno Molle é um dos criadores da INITL uma rede mundial de laboratórios de irrigação que possui em torno de 18 laboratórios parceiros em todo o mundo. Durante nossa visita ele nos falou de seu desejo de ampliar e integrar melhor a rede, com reuniões anuais. Falamos para ele nosso interesse em trazer essa reunião para o Brasil e ele gostou da idéia. Também acertamos nesta visita uma comparação interlaboratorial entre o CEMGREF e o LEEI e esta comparação será realizada no inicio de 2009 quando realizaremos um ensaio em Sobral com gotejadores utilizando o procedimento técnico do LEEI e após o ensaio, um de nosso técnicos irá até Aix-en-Provence para efetuar o mesmo ensaio com a metodologia do LEEI, bem como um técnico do CEMAGREF fará o mesmo prodcedimento. Acreditamos que desta forma estaríamos identificando os desvios do operador, dos equipamentos e também do procedimento. O Departamento de Engenharia Agrícola da UFC poderia também participar com um aluno de pós graudação nesta pesquisa e Tadeu Queiroz da UNEMAT se dispôs a acompanhar, já que ele faz parte do comitê de assessoramento técnico do LEEI. Em 2004 e 2005 o LEEI participou de um "cross testing" financiado pelo CEMAGREF onde participaram 15 laboratórios da rede.

Bruno informou que o CEMAGREF tem interesse em participar de atividades com o Brasil e que já existe um convênio com o Estado de São Paulo que viabiliza uma série de projetos e parcerias. Ele disse também que tem muito interesse em visitar a ESALQ e o trabalho exemplar desenvolvido por aquela Escola com relação a irrigação.

Vejam abaixo as imagens desta visita.

De manhã bem cedo os aviões cortam o céu da Espanha

a esquerda da foto, observa-se um elevado para trens de alta velocidade

Pelas placas notamos que estávamos chegando na França







Abastecendo para seguir viagem







Chegando em Aix

No caminho para o CEMAGREF





O centro fica instalado ao lado de uma antigo arqueduto romano do século I

Conjunto de coletores automatizados fora do laboratório para ensaio de perfil de distribuição da canhões



detalhe da automação

Campânula de proteção

aspersor para gramados sendo ensaiado

teste de durabilidade de aspersor



De acordo com Bruno Molle, na França, a irrigação por autopropelidos representa algo em torno de 50% e no CEMAGREF eles realizam todos os tipos de ensaios

Bancada onde o CEMAGREF desenvolve pesquisas com obstrução de emissores

Bancada de gotejadores automatizada



Nonato Costa, Bruno Molle, Sílvio Carlos Lima e Tadeu Queiroz





Arrumando as malas no final do dia para voltar a cidade



Passando novamente em Aix para dormir e seguir viagem no outro dia. Destino: Expo Zaragoza 2008

Nenhum comentário: