terça-feira, 9 de setembro de 2008

VISITAS TÉCNICAS NA EUROPA III


Após Córdoba, seguimos viagem para Albacete com o objetivo de encontrar o Prof. Edson Matsura (Unicamp), que está realizando um período de pós-doutoramento na Universidad Castilla-La mancha (ULCM), sob supervisão do Prof. José Maria Tarjuelo.

Saímos cedo e os 380km de estradas estavam muito bem sinalizados com uma paisagem composta por cultivos irrigados, além de muito investimento em energia eólica.

Chegando na cidade encontramos com o Prof. Edson que nos levou em sua casa para tomarmos um café da manhã e logo após fomos ao Laboratório.

O Laboratório visitado é financiado pela Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha e tem o apoio da UCLM. Fomos muito bem recebidos pelo responsável técnico do laboratório, Eng. Luiz Miró Granada e pelos pesquisadores Miguel e Ivan.

Este laboratório possui excelentes bancadas de gotejadores, aspersores e válvulas, a maioria automatizadas e acompanhamos a realização de diversos ensaios. Observamos que neste laboratório eles estão desenvolvendo pesquisas muito interessantes e que os pesquisaodres possuem uma qualidade técnica muito boa.

Eles possuem um trabalho interessante como serviços de avaliações para irrigantes, cursos e assessoramentos. Tudo isso financiado pela junta de Catilla-La Mancha e os pesquisadores mostraram interesse em parceiras, bem como falaram sobre as novas pesquisas com diâmetro de gotas onde pretendem utilizar um Scanner 3D para estudar as gotas de um aspersor. Um tencnologia de ponta e investimento pesado, pois esse equipamento deve custar algo em torno de 85 mil euros. Já instalado e em funcionamento eles possuem um medidor a laser que está na faixa de 25 mil euros. Veja as imagens desta visita abaixo.

Na estrada









Investimento forte em energias alternativas



Chegando em Albacete

Chegando ao laboratório

Prof. Edson Matsura (UNICAMP), Sílvio Carlos Lima (CENTEC/INOVAGRI) e Nonato Costa (UFC)

Campânula para ensaio de aspersores

Circuito para ensaios em aspersores

Tadeu Queiroz (UNEMAT)observando o circuito de aspersores

Equipamento a laser para medir diâmetro de gotas



Circuito para ensaios em válvulas





Bancada de gotejadores

Foto do final da visita

Voltando para a estrada com destino a Aix-en-provence (FR), com parada em Barcelona para dormir. Ao fundo, o mar mediterrâneo.

No caminho de Barcelona

Nenhum comentário: