quarta-feira, 9 de julho de 2008

SOFTWARE DE IRRIGAÇÃO VENCE CONCURSO DA MICROSOFT


Detalhes do SOAK

Paris - Desenvolvido por estudantes australianos, sistema de irrigação pode ser 100 vezes mais barato que os vendidos no mercado atualmente.

Não contente com a popularidade de seus softwares no mundo dos computadores e telefones celulares, a Microsoft está de olho nas plantações de milho para expandir sua atuação.

A companhia elegeu o software Smart Operational Agriculture Toolkit (Soak) como vencedor do concurso de design Imagine Cup. A empresa ajudará os desenvolvedores do Soak, uma equipe de estudantes australianos, a tornar o sistema um produto comercial, conforme anunciou na cerimônia de premiação em Paris nesta terça-feira (08/07).

O Soak usa uma rede wireless Zigbee para reunir dados de umidade e temperatura do solo por meio de sensores de energia solar nos campos, e mostra em uma imagem via satélite com o desenho da fazenda no Windows Live Map (Virtual Earth).

Combinando os dados do solo com previsões meteorológicas e informações fornecidas pelo dono da plantação sobre as culturas plantadas e seu estágio de desenvolvimento, o sistema aciona a irrigação apenas quando necessário, atrasando o processo se houver possibilidade de chuva.

Usando tecnologias como Zigbee e o .Net Framework, da Microsoft, a equipe espera manter o custo do sistema básico com um sensor perto de 2.876 dólares, disse um dos membros da equipe, Edward Hooper. Os sistemas atualmente no mercado custam 100 vezes mais que isso, segundo ele.

Peter Sayer, editor do IDG News Service, da França

Mais detalhes do SOAK clique AQUI

Extraído do site http://idgnow.uol.com.br/

Um comentário:

Criador fantasma disse...

É a coisa mais fantastica que já vi, interativo, tecnologico, incrivel.