domingo, 13 de julho de 2008

CISTERNAS E BARRAGINHAS CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEMI-ÁRIDO


CISTERNAS E BARRAGINHAS CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEMI-ÁRIDO

Raimundo Gomes
Jornal Meio Norte

“Fui criado toda a minha vida pegando água de barreiro ou açude, hoje tenho água no quintal de casa”. Esse foi o desabafo de José Custódio, 50 anos, que reside na comunidade fazendinha no município de Paulistana ao se referir à cisterna que foi instalada na sua casa a um ano através do projeto de construção de cisternas executado pelo Programa Permanente de Convivência com o semi-árido (Casa do Semi-Árido).
O projeto de construção de cisternas vem sendo executado desde 2004 e construiu até o momento 6.250 cisternas em 86 municípios piauienses. Dentro do projeto houve, ainda, a capacitação de 243 famílias em gerenciamento de recursos hídricos e 29 para pedreiros.
Paulistana, uns dos municípios contemplados pelo projeto, foram construídas para consumo e para ajudar na agricultura como é o caso das barraginhas que consiste em pequenas obras hídricas destinado à captação de águas superficiais das chuvas, bem como à recuperação de áreas degradadas para o cultivo de horas e pomares, e ainda para a criação de pequenos animais.
Para Marinaldo José, residente da comunidade Barra Data Paulista, região de Paulistana, as barraginhas já estão dando resultado para os beneficiados. “Agora a terra fica sempre fresca e tudo está sempre verde, ainda hoje temos abóbora” diz lembrando que antes plantar era mais difícil o capim estava sempre seco para os animais comerem ao contrário do que está acontecendo hoje.
De acordo com Divina Cabral, assessora técnica da casa do semi-árido, até o final de julho deste ano, estarão concluídas mais 2.250 cisternas. “Estaremos concluindo o projeto cisternas até o final de julho onde teremos um total de 8.500 cisternas construídas” diz.
O projeto de construção de cisternas é executado pela Casa do Semi-Árido em parceria com o Programa de Combate à Pobreza Rural – PCPR, Emater com apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social.
O projeto de barraginhas é desenvolvido pelo Governo do Estado, representado pela ‘Casa do Semi-Árido/Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater e sociedade civil através da Articulação do Semi-Árido (ASA) e Cooperativa dos Técnicos Agrícola (Cootapi) que executa a construção do sistema.


Artigo indicado pelo membro INOVAGRI do Piauí, José Augusto de Oliveira

Nenhum comentário: