quinta-feira, 24 de abril de 2008

UFMT realiza a primeira defesa de tese de doutorado


Da Esquerda pra Direita: Dr. Rivanildo Dallacorti (UNEMAT/Tangará da Serra); Dr. José de Souza Nogueira (UFMT/Cuiabá); Dr. Marcelo Sacardi Biudes; Dr. Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque (UFMT/Cuaibá); Dr. José Holanda Campelo Junior (UFMT/Cuiabá); Dr. Tadeu Miranda de Queiroz (UNEMAT/Barra do Bugres) e membro do INOVAGRI e Dr. Francisco de Almeida Lobo (UFMT/Cuiabá).


No dia 03 de abril de 2008, na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, através do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária – FAMEV foi defendida a primeira tese de doutorado daquela instituição.

A tese, intitulada “Balanço de energia em área de vegetação monodominante de cambará e pastagem no norte do pantanal”, produzida pelo doutorando Marcelo Sacardi Biudes, sob orientação do Prof. Dr. José Holanda Campelo Junior.

O Dr. Marcelo enfatizou a importância do seu trabalho na caracterização do microclima local e na identificação das interações entre variáveis ambientais e a vegetação, além da possível identificação dos efeitos das atividades antropogênicas e dos fatores ambientais.

O objetivo do trabalho foi determinar o balanço de energia em uma área de vegetação monodominante de Cambará na RPPN SESC-Pantanal e em uma pastagem na Fazenda Experimental da UFMT.

Segundo o Dr. Marcelo, o estudo em ecossistemas tropicais ganhou atenção especial principalmente pela riqueza de fauna e flora. O Pantanal apresenta características distintas por ser caracterizado como a maior planície inundada da América do Sul e ser um elo entre os biomas vizinhos como a Amazônia, o Cerrado e os Chacos Boliviano e Paraguaio, apresentando prolongamentos naturais na área circunvizinha. O Pantanal, conhecido pela sua exuberância hídrica, apresenta a ocorrência de uma estação seca definida o que causa freqüente estresse hídrico nas plantas locais, regulando a sua fenologia e a produção de fitomassa. Após a análise dos resultados obtidos o Doutorando Marcelo concluiu que não houve diferença na temperatura e na umidade relativa do ar entre as duas áreas estudadas. Entretanto, houve diferença na radiação solar incidente. As variáveis micrometeorológicas estudadas apresentaram sazonalidade, com maiores valores na estação chuvosa.

Após a brilhante defesa a banca examinadora considerou Marcelo Sacardi Biudis, Doutor em Agricultura Tropical. Vale destacar que o Dr. Marcelo conclui o seu doutorado em 2 anos.

Com esta defesa o Dr. Marcelo e seu orientador, Dr. Campelo, coroam a UFMT e o Estado de Mato Grosso com um trabalho que é atual e de interesse direto de toda a população matogrossense.

Nenhum comentário: