quarta-feira, 23 de abril de 2008

Richard Allen confirma participação no WINOTEC II



Pela segunda vez consecutiva teremos o prazer de ouvir a palestra do Dr. Richard Allen no WINOTEC.

Richard G. Allen possui B.S. em Engenharia Agrícola pela Iowa State University e Mestrado e Ph.D em Engenharia Agrícola e Engenharia Civil pela University of Idaho. Atualmente é professor de Engenharia de Recursos Hídricos da University of Idaho e anteriormente foi professor na Iowa State University e mais efetivamente na Utah State University.

Sua especialidade é estimativa da evapotraspiração, eficiência da irrigação e hidrologia.

Dr. Allen possui uma grande quantidade de artigos científicos publicados, bem como é um dos autores do ASCE Practices Manual 70 “Evapotranspiration and Irrigation Water Requirements” e também do famoso e sempre muito utilizado, Manual 56 da FAO para determinação das necessidades hídricas das culturas, cuja versão mais atual é a de 2006.

Nesses seus aproximados 30 anos de ensino e pesquisa ele tem se concentrado no desenvolvimento de abordagens baseadas em solucionar problemas relacionados a água na agricultura e apesar de seu trabalho atual concentrar-se em evapotranspiração sobre grandes áreas via imagens de satélite, utilizando o balanço energético computacional, Dr. Allen, após aceitar o convite, decidiu que para o II WINOTEC ele irá trabalhar um outro tema, não menos importante e por demais atual que será “eficiência da irrigação”.

Ele nos falou que este tema foi bastante discutido em uma recente reunião em Lima, Peru, onde participaram diversos pesquisadores preocupados com o uso da água na agricultura.

Dr. Richard Allen tem trabalhado como consultor para as Nações Unidas, Organização Meteorológica Mundial, USAID, e para os governos de Portugal e da Espanha.

Ele tem realizado pesquisas e consultorias na Índia, Paquistão, Jordânia, Iêmen, Marrocos, Egito, Turquia, Peru e outros. Atualmente representa os Estados Unidos no International Commission on Irrigation Drainage – ICID e no Flood Control for the Working Group on Sustainable Crops and Water Use.

Sua palestra está prevista para o dia 13 de junho e será uma satisfação poder ver novamente este renomado pesquisador contribuindo com a ciência em nosso país.

Mais detalhes sobre o winoteC acessem o link www.winotec.centec.org.br

Nenhum comentário: