quarta-feira, 19 de novembro de 2008

II JORNADA SOBRE LA MODERNIZACIÓN DEL REGADÍO

Imagem da região do Pântano do Guadalmellato em Córdoba-ES

A Comunidad de Regantes del Pantano del Guadalmellato teve sua origem em 13 de Novembro de 1908, quando da construção do Pântano do Guadalmellato e pertence a Confederação Hidrográfica do Guadalquivir. A irrigação da Zona somente iniciou em 1.932 e desde então, esta Zona Regable abrange todas as fincas rústicas incluídas na área.

Uma peculiaridade da Comunidade de Regantes do Guadalmellato é que dentro de seu âmbito de concessão se encontra a cidade de Córdoba, pelo que a superfície irrigável vem sofrendo distintas variações ao longo dos anos, como conseqüência do avanço urbanístico da mesma, estando atualmente configurada por 6.292 ha. Mais de 300.000 pessoas vivem dentro da Zona Regable, ocasionando múltiplos problemas urbanísticos motivados pela urbanização e pela industrialização existente em seu interior.


Em 29 de outubro de 2008, em Córdoba, esta comunidade organizou a II Jornada sobre La modernización del regadío que constou de quatro palestras, onde foram discutidos alguns temas interessantes que demonstram um pouco do perfil da irrigação na Espanha e, abaixo, buscamos comentar neste blog, um pouco de como foi este evento e os assuntos discutidos.

Palestras:

Após a abertura por parte do Presidente da Comunidade: D. Andrés del Campo García, ocorreu a primeira palestra que teve como título: Equipamento na parcela. Ajudas existentes. A palestrante foi Maria Carmen Crespo Giradles. Assessora Técnica da Consejeria de Agricultura y Pesca de La Junta da Andaluzia. Ela focou sua palestra em dois tipos de ajudas:

a) Agricultores jovens

Faltam jovens na agricultura espanhola. 40% dos agricultores espanhóis possuem mais de 65 anos (Citado por um membro da comunidade durante a palestra). Então essa ajuda visa renovar o quadro de agricultores e incentivá-los. Faixa: 18-40 anos; Até 50 mil euros

b) Plano de modernización

É uma ajuda para que faz parte do “Plano para modernização de sistemas de irrigação e de maquinarias”. Busca incentivar a conversão de sistemas para a irrigação localizada e para isso ele fornecem muitas ajudas financeiras.


Na segunda palestra teve como tema a nova Política Agrícola Comum (PAC).
Palestrante: Maria del Camino Arroyo Pereza. Jefe del Servicio de Cultivo Herbáceo de la Dirección General de Recursos Agrícolas y Ganaderos.

Falou da política agrária da comunidade européia que é fortemente voltada para as subvenções. Focou bastante que o interesse da comunidade Européia está focado neste momento em incentivar a agricultura produtiva e não apenas a agricultura para fixar o homem na terra. O que acontece muitas vezes é que o agricultor europeu recebe dinheiro para cultivar determinada cultura e, que devido a problemas durante o cultivo (pessoais, climáticos, enfermidades, preço, etc.) ele resolve apenas ocupar a terra com o cultivo e assim receber a subvenção sem pelo menos ter colhido enhum kilo de matéria prima. Isto foi visto bastante estes últimos anos e o que vem de confronto com a realidade atual que é a escassez de alimentos e a necessidade de se produzir mais.

Com o título de Seguimiento Ambiental de la Modernización, foi realizada a terceira apresentação que teve como palestrante o Dr. Luciano Mateos Iñiguez. Investigador Científico del IAS/CSIC

Ele falou sobre eficiência da irrigação no contexto da quantidade e da qualidade da água. Apresentou gráficos explicativos sobre como a modernização vem influindo nestes índices, bem como sobre a qualidade da água de irrigação e como esta é importante na agricultura irrigada.

Falou dos termos: Fidelidade e Flexibilidade; Adequação e Eficiência; Produtividade da Água e Sustentabilidade Ambiental.

Finalizando o evento, a quarta palestra teve como título: Ahorro denergía en zonas modernizadas. Jesus Ruiz Castellano. Departamento de Servicios y Agricultura del Instituto para la Diversificación y Ahorro de la Energía (IDAE). Ele falou sobre a atual necessidade da Espanha economizar energia, de se buscar energias alternativas, do investimento em pesquisas e incentivos para expandir esses novos tipos de energias. Informou também sobre um vasto material de publicação deste Instituto e que está disponível para download no site: www.idae.es

Foi um evento enxuto, eficiente e com bastante presença de irrigantes que buscavam informações para se produzir mais, mas com qualidade e eficiência do uso dos recursos naturais.

Nenhum comentário: